terça-feira, 14 de outubro de 2008

economia

Operação criança
Técnicos do Procon fiscalizaram lojas de brinquedos para ver se as mercadorias estavam dentro das normas do Inmetro
RESENDE - Técnicos do Procon realizaram na semana passada uma operação para fiscalizar os estabelecimentos que comercializam brinquedos na cidade. O objetivo foi verificar se as mercadorias estavam dentro das normas de segurança exigidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia). Durante o trabalho, os fiscais verificaram se os brinquedos estavam com o selo do Instituto e se os produtos importados estavam sendo vendidos com manual de instrução em português. Ao todo, foram visitadas 15 lojas e papelarias. Dois estabelecimentos foram notificados por irregularidades encontradas pelos fiscais.

De acordo com o órgão, a embalagem dos brinquedos deve ainda informar para qual idade ele é recomendado, identificar o fabricante (nome, CNPJ, endereço), conter instrução de uso, montagem e alertar sobre os eventuais riscos que ele possa apresentar à criança. Outro cuidado importante é exigir a nota fiscal na hora da compra, para o caso de troca de mercadoria.
Os fiscais também aproveitaram a fiscalização para checar se os comerciantes estavam fixando o preço das mercadorias na vitrine, como determina a lei, e se os comerciantes estavam cobrando preços diferentes para pagamento com cartão de crédito, o que é proibido.

Nenhum comentário: