segunda-feira, 6 de outubro de 2008

cidade

Defendendo o flamenguinho
Direção do Parque Nacional interditou a parte alta para o trânsito de veículos; objetivo é garantir a reprodução de espécie de sapo

ITATIAIA - A direção do Parque Nacional interditou a parte alta da reserva para o trânsito de veículos. Tudo para proteger uma das espécies mais raras do País. Entre os meses de setembro e outubro ocorre o período de reprodução do melanophryniscus moreirae, mais conhecido como sapo flamenguinho. No mundo inteiro ele só pode ser encontrado no parque. Durante o período de interdição, será feita a contagem inicial dos sapos e depois uma comparação, para saber se houve sucesso na reprodução.

"Essa é uma medida preventiva, que visa garantir a reprodução de uma das espécies mais raras do mundo. O sapo flamenguinho é um patrimônio do parque e um dos símbolos de resistência da Mata Atlântica", comentou o biólogo da reserva, Luiz Sérgio Sarahyba. Ele explicou que o apelido do sapo flamenguinho vem das cores predominantes de seu corpo.

"A parte vental e as patas do sapo são vermelhas e o dorso é preto, com possibilidade de ter pequenas manchas marrons. O macho atinge 2,4 cm de comprimento e a fêmea pode alcançar pouco mais de 3 cm", disse. Além de fechar a parte alta, que recebe 1,2 mil visitantes por mês, técnicos do Ibama estão contatando agências de turismo e guias para alertar sobre os cuidados durante o período de reprodução.

Nenhum comentário: