terça-feira, 7 de outubro de 2008

cidade

Internet mais democrática
Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que, de cada cinco moradores da região, um tem acesso à internet em casa

REGIÃO - Uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, de cada cinco moradores da região, um tem acesso à internet em casa. Um número ainda pequeno comparado ao da capital (40%), mas que vem crescendo. Há sete anos, quando o item passou a fazer parte das estatísticas do Instituto, havia seis milhões de domicílios com computador no País, sendo quatro milhões com conexão à internet. Atualmente, das 15 milhões de residências informatizadas, 11,4 milhões têm acesso à rede mundial.

Apesar do avanço, a distribuição regional dos lares com computadores e com acesso à internet ainda aponta desigualdades. Mais da metade dos domicílios com computador (8,8 milhões) estava na Região Sudeste. Desses, 6,9 milhões têm acesso à internet. O Sudeste é a região com o maior percentual de lares conectados à rede mundial de computadores. Em seguida aparece o Sul (24%), Centro-Oeste (18,4%), Nordeste (8,8%) e Norte (8,2%).

Um percentual que deve aumentar nos próximos meses. De acordo com o diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima, mais de 20 mil pontos de conexão de internet banda larga via satélite (sem fio ou wireless) deverão ser instalados no País até junho de 2009. Segundo ele, a medida permitirá que comunidades isoladas tenham acesso à internet banda larga.

Nenhum comentário: