segunda-feira, 6 de outubro de 2008

economia

Depressão no trabalho
Relatório do Ministério da Previdência mostra que a depressão foi
a principal causa de afastamentos de trabalhadores na região

REGIÃO - Dados do Ministério da Previdência Social mostram que a depressão foi a principal causa de afastamentos de trabalhadores na região. O levantamento revela que 40% dos afastados, nos sete primeiros meses do ano, alegaram estar sofrendo da doença. Um número 16,57% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em segundo lugar, vem os problemas ortopédicos e cardiovasculares, responsáveis por 20% dos casos de afastamentos.

Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), de janeiro a julho foram concedidos 2.279 auxílio-doença para empregados que ficaram doentes em serviço, contra 1.955 no ano passado. Na avaliação dos peritos, a pressão sofrida nas empresas e repartições públicas é o principal motivo para os afastamentos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, outro problema é o uso de drogas e o alcoolismo, que estão sendo apontados como as principais causas de adoecimento da população nos próximos dez anos. De uma forma geral, 15% dos problemas de saúde são decorrentes de transtornos mentais. No País, o uso abusivo do álcool é responsável por 16% dos transtornos mentais.

Nenhum comentário: